OS TRABALHOS ELABORADOS
SOB A APRESENTACAO DO RELATORIO DA PESQUISA
SOBRE A CREATIVIDADE NO
EDIFICIO DA ARTE MORIS
Elaborado
pela : CLAUDIA MARIA AMANDINA ALVES GOMES
Classe : 10˚ Ano F
ESCOLA PAROQUIAL DE SÃO
PEDRO COMORO DÍLI
ANO
LETIVO
2019
I.
INDICE
I.
INDICE…………………………………………………………………
II.
AGRADESIMENTO…………………………………………………...
III.
CAPÍTULO I
1.1.
Introducão………………………………………………………………
1.2.
Objetivo de Pesquisa…………………………………………………...
1.2.1.
Objetivo Geral………………………………………………………….
1.2.2.
Objetivo Específico…………………………………………………….
IV.
CAPÍTULO II
2.1. Benefício
da creatividade… ………………….………………………….
2.2.
Dificuldade da creatividade. …..…………………………………………
2.3. Formas e Niveís da
creatividade………………………………………….
2.4. Caraterística da
creatividade……………………………………………...
2.5. Tipos da
creatividade……………………………………………………..
V.
CAPÍTULO III
3.1. Conclusão………………………………………………………………...
3.2. Recomendação…………………………………………………………...
II.
AGRADECIMENTO
Em primeiro eu
quero expressar minha gratidão ao Deus Todo-Poderoso, que me deu forças para
relizar esta tarefa com boa saúde e mentenclara, para que eu possa realizá-la
bem.
A segunda coisa que
não esqueço de transmitir meu respeito aos meus pais que me construíram desde a
infância até agora e cuidam de mim e também me fornecem as necessidades
adequadas para minha sobrevivência até crescer e me tornar independente.
Depois em terceiro
lugar, não esqueso de expresser minha gratidão aos professores e professoras
que me incentivaram e me educaram na parte da educação, de modo que, até agora,
permaneci um bom aluno e segui as regras aplicáveis na escolar, e tambem a
professor/a não cansadas de me ensinar emu ma situação difícil.
1.1.
INTRODUÇÃO
Criatividade provém do termo latino “creare”
e significa “trazer àexistência”. Atualmente, “criatividade” é mais utilizada
com o significado dinâmico de transformar alguma coisa.
Segundo Ana Mãe Barbosa enxergou nas artes
muito além da estética, a creatividade ou seu potencial crítico e transformador.
Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil é reconhecidamente a
pioneira da propagação da arte-educação nas escolas do país. Combatendo a noção
de que so á elite pode produzir a arte. Ana Mãe Barbosa propõe que nas escolas,
o ensino das artes não seja posto com disciplina complementar, mas que se faça
como uma ferramenta de aprendizazem de todas as disciplinas. A partir desse
conceito, as escolas podem recorrer á música ou á pintura para aprender, por
exemplo. Literatura.
Na minha prespetiva a creatividade é uma acto
de pensar para criar uma nova coisa na prática e a creatividade é uma arte de
pintura que expressa uma idea na prática.
O trabalho é composto por índice, é para
determina a página de cada seção, agradecimento é para agradecer todas as
partes que suporta ou ajudar a minha trabalho, no capítulo I é explicar sobre a introdução, objetivo de
pesquisa que são objetivo geral e objetivo especifico, no capítulo II é
explicar sobre a dificuldade da cretividade, formas e níveis da creatividade,
caraterítica da creatividade, e tipos da creatividade, no capítulo III é
explicar sobre a conclusão e a recomendação.
1.2. OBJETIVO DA PESQUISA
1.2.1.Objetivo Geral
O objetivo geral do trabalho é para melhorar o nosso conhecimento sobre a creatividade e
ajudar Os outros pessoas para reconhece o arte da creatividade.
III.
CAPÍTULO
II
DESENVOLVIMENTO
2.2.
BENIÍFCIO DA CREATIVIDADE
O beneficio da creatividade são varias,
escolho cinco(5) benefícios que são :
Ø Pessoas
criativas ganham uma posição mais competitiva no mercado de trabalho :
Quem possui um perfil mais criativo, consegue
ganhar mais atenção e visibilidade no contexto empresarial, justamente por
apresentar melhores soluções que surgem no dia a dia e por transparecem mais
confiança no que faz.
Ø Pessoas
criativas se expressam de forma melhor :
A criatividade permitem uma melhor
comunicação, melhor uso das palavras e ajuda em suas aegumentação e
posicionamentos. Como isso, você irá aprimorar seus relacionamentos pessoas,
tanto pessoais quanto empresariais.
ØPessoas
criativos são mais corajosas :
Confiança, essa é a palavra chave. Quem é
mais criativo, consegue pensar em ideias que realmente funciona para algumas
acasião. Para isso, não só pensam em uma ideia inovadora, mas possuem a
sensibilidade de testar, analisar os pontos que podem dar errado e adaptar suas
ideias.
Elas não tem medo de errar, encaram qualquer
desafio de frentar e mesmo que que não estejam preparados, não tem medo de
abastecer seu repertório e cehar a uma solução viável
ØPessoas
criativas são mais divertidas :
Um ponto muito curiosos, mas é provado que as
pessoas criativas possuem um alto astral mais elevado. Pelo motivo de
enxergarem o mundo de forma diferente e cheia de possibilidades, a diversão
sempre estará predente em uma pessoa que é mais criativo.
ØPessoas
criativas possuem uma pensamento mais apurado e rápido :
Por possuírem um vasto repertório, serem
corajosas e confiantes, pessoas mais criativos conseguem desenvolver e chegar
em soluções mais rapidamente que outras pessoas.
E alista não para por aí.Quanto mais a suas
crieatividades é estimulada, mais capaz de diversas coisas que antes não era
possível, você começará a realizar.
Suas prespetivas e sue olhar para o mundo
irão se transformar. Nunca deixe para manhã. Comece hoje mesmo a estimular sua
criatividade e alcance todos estes estes benefisios.
Se você ainda não conhece e precisa de uma
empurrão a mais para começar agora mesmo a deslocar sua criatividade, confira o
nosso livro Despretaer o criativo, o aprenda como acordar e desenvolver toda a
sua criatividade.
2.1.
Difuldade da creatividade
A criatividade em crianças com dificuldades
de aprendizagem é um processo complexo em face das dificuldades.
Acadêmica que enfrentam, esta pesquisa
investigou os efeitos de um programa de criatividade sobre o desempenho
acadêmicao e cognitivo de 17 alunos com dificuldades de aprendizagem, da 2a
e 3a séries do ensino
fundamental públicos de vitórias/ES, comparando-os a um grupo-controle. Os
resultaos indicaram uma melhora significativa no desempenho acadêmico(Teste de
Desempenho Escolar-TDE) e cognitivo (Raven) do grupo que participou do
treinamneto.
2.3. FORMAS E NIVEÍS DA CREATIVIDADE
- E a meditação?
Parece estranho,
mas é muito simples - não o zen, é apenas um processo de relaxar e focar a
mente, tem muitos benefícios mais do que você pode imaginar! Quer alguns
exemplos? Com a meditação, você pode aumentar o QI, aliviar o estresse diário e
também fazer seu cérebro funcionar mais, especialmente a área do córtex
pré-frontal, responsável por novas reflexões!
- Mude
o ambiente de vez em quando
Isso é engraçado,
mas você percebeu que quando você vai a um novo restaurante ou toma uma rota
diferente para a casa de um amigo, a sensação de desafio é latente? Isso ocorre
porque o cérebro é desafiado, e quanto mais ele é desafiado, acredite, maior
será sua capacidade de criar e produzir!
Nível 1: Inovação como evento
A maioria das
empresas está nesse nível e geralmente tem a missão de inovar em ações como
sessões de brainstorming ou concursos promocionais para gerar novas idéias
dentro de um certo período, procurando idéias que gerem valor para a
organização. Em alguns casos, a ideia pode produzir um valor extraordinário,
como é o caso da 3M post-it, mas na maioria dos casos há muito trabalho a ser
feito e praticado.
Nível 2: Inovação como Competência
Aqui, a
organização cria estruturas e processos para definir problemas, gerar e avaliar
soluções e desenvolver planos de ação para implementar essas soluções em
prática. O resultado é uma entrega realista baseada em desafios ou
oportunidades organizacionais.
Nível 3: Inovação como sistema
Este é o nível
mais alto e trata da criação de um ambiente em que a inovação está incorporada
em tudo que você faz, algo separado do próprio negócio. Com a inovação inata,
as pessoas inovam não apenas para enfrentar problemas ou desafios, mas para
lidar com tudo o que fazem, melhorar o produto, o processo e a própria empresa.
perdido
em seus sonhos. "Alguns até dizem que será um" caso perdido ".
Se você gosta dessa frase, pode repensar sua posição após essas informações.
Mas acalme-se, agora vamos revelar quem é o
inventor da famosa frase: (mais ninguém falta nada) Albert Einstein. É isso aí!
A mesma pessoa que recebeu o Prêmio Nobel de Física foi atécompletamente
desacreditada por seu mestre.
Isso mostra que, mesmo que o autor da Teoria
da Relatividade tenha enfrentado desafios e dificuldades em provar suas idéias
e ganhar credibilidade, estamos todos sujeitos a esse julgamento. Veja bem, o
que Einstein apresentou ao mundo em 1905 mudou a maneira como as pessoas
encaravam a realidade e o universo. Mas você não precisa encontrar um dos
pilares da física moderna para enfrentar os mesmos desafios que os brilhantes
físicos alemães.
2.4.
TIPOS DE CREATIVIDADE
Intencional e cognitivo
Se alguém faz algo intencionalmente,
significa que a pessoa age sabendo o que está fazendo. E se você ouvir que as
habilidades cognitivas de uma pessoa são altas, significa que ela adquiriu
muito conhecimento e está desenvolvendo cada vez mais sua inteligência.
Esse tipo de criatividade requer conhecimento
e dedicação. As pessoas com esses traços de personalidade costumam fazer muita
pesquisa antes de começarem a produzir, porque confiam no conhecimento para
trabalhar. Eles são capazes de fazer inúmeras combinações porque estão armados
com todo o conhecimento do que precisa ser desenvolvido.
Intencional e
emocional
Já falamos aqui sobre a palavra
"intencional". A palavra "emocional" está relacionada a
sentimentos e emoções.
Os criativos que possuem esses recursos são
frequentemente destacados, precisando ficar sozinhos e em um ambiente
silencioso para trabalhar. São profissionais que criam a partir da
subjetividade e reflexão, usando menos racionalidade e análise. Muitas vezes,
sua entrega ilustra experiências pessoais.
Espontâneo e
cognitivo
Ser espontâneo significa estar livre de
obrigações quando fala ou age.
Um profissional criativo espontâneo e
cognitivo precisa de tempo fora do local de trabalho para pensar, gerar idéias
e depois produzir. Essa idéia surge apenas no puro tempo livre criativo.
Às vezes, você passa horas pensando em algo e
não pode criar nada. Mas você sai para beber a água cuja ideia aparece. Se isso
acontece com você com frequência, significa que você tem esse tipo de
criatividade.
O
exemplo histórico é como Isaac Newton formulou a teoria da gravidade. Ele ficou
embaixo da macieira quando a fruta caiu sobre sua cabeça. Ainda bem que ele
saiu do laboratório, certo?
Espontânea e
emocional
Pessoas com essas virtudes geralmente não trabalham
sob pressão e prazos. Por estarem apegados ao lado emocional, esses
profissionais não revelam nada até que idéias criativas subitamente surjam. E é
frequentemente tratado como algo mágico. Músicos e artistas visuais são bons
exemplos de criatividade criativa e emocional.
IV.
CAPITULO III
3.1. CONCLUSÃO
Como este trabalho de
pesquisa percebemos o quao grande e a importancia da creatividade nas nossa
vidas e no nosso desenvolvimento. Tudo o que e inovador nos dias atuais passa
por intensos processos de criacao e desenvolvimento. Processos que nao seriam
possiveis sem o trabalho de uma mente criativa por tras disto.
3.2. RECOMENDACAO
No futuru a
pesquisa refere e bom mais a pesquisa nao pode ser repetir, como razao no
future pode ser comecou uma nova pesquisa…
Ex: Outro ou alem de arte moris
REFERÊNCIAS
Amabile T. ( 2012 ).
Componential Theory of creativity.Harvard Business School, ( pg. 3-4 )
Borges R. ( 2008 ). A
criança e o desenho, Revista da associação de professors de Expressão e
comunicação visual. Porto: APECV.no 49, ( pg. 12-14 )
Condessa I.(org)
(2009). ( Re)aprender a brincar: Da especificidade à diversidade. Ponta
Delgada: Universidade dos Açores.
Lowenfeld, V. e
Brittain, W. l. ( 1974 ). O desenvolvimento da capacidade criadora São Paulo:
Mestre Jou
Matta I. ( 2001 ).
Psicológia do desenvolvimento e da aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta
Sem comentários:
Enviar um comentário